You are currently viewing Capela e sacristia do Antigo Noviciado da Companhia de Jesus
Cernache, Coimbra, 2015

A Capela do Noviciado da Província Portuguesa da Companhia de Jesus é um espaço fundamentalmente utilizado pela Comunidade dos noviços, seus responsáveis e formadores. É um espaço de oração individual e comunitária, vivido intensamente pelo que assume uma importância particular na formação inicial dos Jesuítas onde a liturgia ganha todo o sentido e expressão.

Inserido num edifício de matriz regular, com pátio central, a capela teve, ao longo do tempo, diversas localizações. Nesta intervenção propôs-se a relocalização da Capela que resulta da união de três espaços – o oratório, o quarto contíguo e o corredor de acesso àqueles.

A orientação da capela faz-se no sentido Norte-Sul ficando a presidência a Norte. Do ponto de vista litúrgico, o espaço celebrativo desenvolve-se a partir de um eixo central constituído pela cátedra, pela mesa da palavra e pela mesa da eucaristia, em torno dos quais se dispõe a assembleia. O sacrário, ligeiramente lateralizado, destaca-se sobre um plinto que integra a lamparina, sinal da Presença.

A proposta teve em conta a reabilitação dos vãos contribuindo para uma melhoraria das condições térmicas do espaço e a colocação de telas de sombreamento que permitem um maior recolhimento. O tecto falso incorpora a iluminação e oculta as fixações das referidas telas.

O vão de acesso à capela, composto por três folhas, inclui vidros em duas delas o que garante a iluminação natural do átrio. A iluminação artificial proposta procurou manter a simplicidade espacial assinalando de forma particular os lugares litúrgicos e o sacrário.

Notas

Em 2019, a Capela foi objecto de uma profunda intervenção iconográfica da autoria do Pe Marco Ivan Rupnik. Essa intervenção foi preparada e articulada com a arquitectura tendo sido criados nos topos do espaço, para receber a obra, dois trípticos. Um junto da cátedra e outro junto do nicho que acolhe a sandália de São Francisco Xavier.

Em 2021, o Noviciado da Província Portuguesa da Companhia de Jesus foi transferido para a o Loreto, em Coimbra, tendo a sua designação passado a ser Noviciado Santíssimo Nome de Jesus.