A intervenção neste Espaço Litúrgico, teve como objectivo reorientar a atenção para o espaço da acção litúrgica remetendo para um segundo plano a ligação visual ao exterior que as três janelas existentes, no topo da capela, potenciam.
No acesso à capela, propôs-se a lateralização da porta que lhe dá acesso bem como a colocação, já no interior, de uma tela suspensa que criará uma antecâmara de entrada no espaço. A restante parede de fundo deverá ser tratada acusticamente tornando o espaço mais protegido da sua envolvente e assim mais propício à oração.
A proposta considerou ainda o reposicionamento e o redesenho dos diferentes lugares litúrgicos (altar, ambão e cátedra) bem como o sacrário e a credência. Propôs-se também a substituição das cadeiras e a colocação de um tapete acentuando a unidade dos lugares litúrgicos.
A intervenção proposta contou ainda com a necessária articulação dos dois elementos iconográficos, o crucifixo e da tela alusiva a Nossa Senhora, que sempre integrou a capela do noviciado.
Julho de 2022