Colunata Sul, Santuário de Fátima, 2016
O Centro de Imprensa do Santuário de Fátima foi construído no espaço anteriormente destinado aos confessionários, na parte inferior da Colunata Sul.
Do ponto de vista do projecto, para além da adequada resposta técnica ao programa para aquela intervenção, estabeleceram-se como prioridades: garantir a ventilação e a iluminação natural dos espaços e permitir uma vigilância permanente a eventuais infiltrações. Os vãos encerrados, que impediam o edifício de respirar, foram reabertos e reformulados. Para monitorizar eventuais infiltrações, propôs-se que os tectos ficassem com o reboco aparente.
Para as paredes, foi proposta uma estrutura afastada da parede que recebe o revestimento acústico das salas. Este, sendo ranhurado na vertical, acompanha a curvatura das paredes. Esta estrutura, preenchida com lã de rocha oculta no seu topo dois caminhos de cabos que permitem, em conjunto com outros atravessamentos verticais, a distribuição das diversas infraestruturas necessárias ao bom funcionamento dos diferentes espaços. Estas forras afastadas dos tectos permitem um fácil acesso e manutenção à referida rede infraestruturada. Junto de cada posto de trabalho há pontos de distribuição de sinal, rede e/ou alimentação eléctrica que garantem as diferentes necessidades dos jornalistas.
Propuseram-se soluções contemporâneas para os revestimentos integrando os diferentes equipamentos técnicos de forma discreta e funcional. A iluminação proposta para cada um dos espaços teve em conta as diversas necessidades. Os sanitários resultam de uma reformulação do espaço anteriormente destinado ao mesmo fim contemplando agora sanitários femininos, masculinos e deficientes.
Fevereiro de 2016