You are currently viewing Reabilitação da Capela da Sagrada Família

Colunata Norte, Santuário de Fátima, 2012

Situada sob a colunata Norte do Recinto de Oração, a Capela da Sagrada Família é um espaço exíguo cuja configuração é condicionada pela estrutura do edificado em que se insere. O acesso faz-se num dos topos, a partir de um dos atravessamentos que liga o recinto de oração à zona verde envolvente.

Na reabilitação da Capela da Sagrada Família propôs-se, para a regularização do espaço, a criação de uma estrutura solta das paredes curvas. Esta estrutura, que acompanha o tecto, ganha altura à medida que nos aproximamos do presbitério e desce na parede de fundo incorporando o sacrário e o crucifixo, cujos frisos foram folheados a ouro.

O mobiliário, desenhado especificamente para este espaço, foi executado em madeira de Massaranduba. Para o desenho das diferentes peças e lugares litúrgicos, procurou-se um critério de desenho que articula e relaciona os diferentes elementos com o sacrário conferindo a desejada unidade ao conjunto.

O espaço da assembleia é definido por aquela estrutura e pela parede de fundo que oculta a entrada e a sacristia à qual se acede por um painel de correr.

Na parede do lado esquerdo, um nicho recebe a imagem evocativa do orago desta capela, concebida originalmente para a mesma, pela Escultora Maria do Carmo d’Orey. Na mesma parede, as aberturas existentes, reabilitadas, garantem a iluminação natural e a ventilação do espaço.

De reduzidas dimensões, a sacristia, é preenchida por um armário de apoio onde são guardados os paramentos e as alfaias litúrgicas da capela.

Julho de 2010