You are currently viewing Reabilitação do Presbitério da Igreja Paroquial de Santa Eufémia

A Igreja de Stª Eufémia, na Diocese de Leiria-Fátima, é um projecto da autoria do Arqt.º Luís Mota Lima. Do ponto de vista arquitectónico é uma igreja modernista denotando-se na sua organização espacial aspectos que resultam já das premissas pós conciliares (Concílio do Vaticano II, 1961-1968).

O rigor de desenho desta igreja traduz uma espacialidade clara e harmoniosa onde os diversos elementos que integram o lugar surgem ancorados numa lógica formal austera mas conducente a uma enorme tranquilidade e proximidade. Da análise do espaço, resulta ainda evidente que o supedâneo sobre o qual está o altar, em mármore branco, é posterior à construção da Igreja porquanto em nada corresponde ao cuidado tido com os restantes elementos. Foi proposta a remoção deste elemento, devolvendo ao presbitério uma maior unidade. Infelizmente e à semelhança do novo desenho para a Cátedra, esta proposta foi recusada.

O sacrário foi colocado na parede do fundo do presbitério, ainda na influência dos vidros coloridos incrustados na parede, que denunciam o resplendor do crucifixo. O reposicionamento do ambão em mármore verde de grande qualidade, idêntico ao altar, era uma evidência. A posição da cátedra, bem como a notável tapeçaria de Portalegre alusiva à Última Ceia, da autoria de Joaquim Correia, foram ajustadas.

A Imagem de Nª Srª da Conceição foi colocada sobre uma peanha em aço, chumbada à parede entre juntas do revestimento restituindo à imagem uma forte presença no espaço. A mesma solução foi proposta para a imagem de Stª Eufémia, colocada ao fundo da Igreja, na parede lateral direita revestida a madeira.

Finalmente para o coro e de forma a disciplinar o espaço que lhe é destinado, previu-se um estrado com dois níveis permitindo uma maior visibilidade do regente e organista sem perturbar a assembleia.

Outubro de 2009