You are currently viewing Reabilitação da Capela do Anjo da Paz

A Capela do Anjo da Paz foi objecto de intervenção em 2010, altura em que foram concebidos os lugares litúrgicos actualmente existentes e o sacrário.

Em 2013 a inclusão do painel em bronze com um relevo de Cristo Crucificado da autoria do Escultor Bruno Marques, obrigou ao reposicionamento do sacrário. Contudo, esta alteração motivou uma deterioração significativa da peça

Nesta propôs -se a diminuição e o reordenamento dos bancos da capela bem como a reformulação do primeiro supedâneo, que agora se estende até às paredes laterais, a criação de um novo sacrário, o melhoramento da iluminação (tendo em conta a infraestrutura existente) a reabilitação do pavimento existente em madeira, a substituição da alcatifa na zona do presbitério e ainda a limpeza dos apainelados de madeira que revestem as paredes e tectos.

Com a extensão do primeiro supedâneo pretende-se dar destaque ao sacrário bem como ao ícone da Virgem Maria que fica do lado oposto.

O sacrário assenta sobre uma peanha em latão patinado em tom idêntico ao do painel de bronze de Cristo Crucificado. Executado em madeira revestida a folha de ouro de diferentes quilates, o tabernáculo retoma os ramos de oliveira desenhados para a capela em 2010 também utilizados nas toalhas de altar e ambão. A iluminação assinalando A Presença no sacrário, é feita na base utilizando um sistema de LED oculto na peanha.

Para a iluminação geral do espaço propôs-se a substituição das luminárias existentes por outras com um menor consumo, com uma temperatura de cor e uma restituição cromática mais adequadas. mais adequadas.

Maio de 2019.