You are currently viewing Pano de Armar verde, para a Capelinha das Aparições
Oferta ao Santuário de Fátima pelo Movimento Adoración Nocturna Espanõla

O pano de armar concebido para o Movimento Adoración Nocturna por ocasião da sua 26ª peregrinação ao Santuário de Fátima propõe um “recorte” claro da Imagem de Nossa Senhora. Numa faixa, sem qualquer drapeado, entre a redoma de vidro e o pavimento, pretende-se fazer sobressair a Imagem na sua base conferindo uma unidade ao conjunto que actualmente não existe.

Além de remeter o peregrino para o cenário bucólico em que a Virgem Maria apareceu na Cova da Iria, sobre uma azinheira, propõe a reinterpretação de uma das mais ricas imagens ligadas ao mistério da Encarnação, plasmada na história da arte ocidental desde o século XI: a árvore de Jessé, símbolo expresso na profecia de Isaías («brotará um rebento do tronco de Jessé e das suas raízes um renovo»; Isaías 11,1). Embora o texto venha reforçar a descendência davídica de José, os autores antigos da Igreja interpretaram esta passagem como uma imagem poética que aludia à Virgem Maria como o tronco de onde brota a flor – o próprio Cristo – como símbolo que renova todas as coisas (Apocalipse 21,5). É este o sentido da antífona da Liturgia das Horas cantada na memória dos pais da Virgem Santa Maria: «Da ilustre descendência de David, brotou um rebento formoso, do qual nasceu uma flor de suave fragrância». Por outras palavras, recorrendo à oração mais rezada na Capelinha das Aparições, poderá dizer-se que a representação retoma o seguinte trecho da ave-maria: «bendito o fruto do Vosso ventre: Jesus».

O pano de armar é em seda Chantung, num tom verde e tem aplicações de motivos estilizados em cordão de seda, em tons diversos.

Novembro de 2011

Nota

O Pano de Armar é um elemento que tem sido amplamente utilizado ao longo da história com o claro objectivo de enobrecer e dignificar espaços e lugares. O Pano de Armar para a Imagem de Nossa Senhora da Capelinha das Aparições surge de uma necessidade reconhecida pelo Santuário de dignificar a imagem de Nossa Senhora cujo culto se estende a todo o mundo.