You are currently viewing Teatrinho de Soutelo
Casa da Torre, Soutelo, Braga, 2019

O Teatrinho da Casa da Torre, em Soutelo, que com o tempo deixou de ser utilizado, é um espaço com uma localização privilegiada para a realização de actividades que impliquem uma fácil acessibilidade ao exterior.

Sem descaracterizar a identidade do espaço, o projecto procurou dar resposta às questões identificadas como mais prementes: o aquecimento e a correcção acústica que permita um ambiente sereno e propício à oração. A par destas considerou-se como oportuno prever a instalação gradual de um sistema de som e de iluminação que potencie a utilização do espaço para outras actividades.

Para o aquecimento propôs-se a introdução de um pavimento radiante que faz uso das caldeiras já existentes. Além de ser a solução que esteticamente resulta mais discreta permitiu uma instalação menos intrusiva e facilitou o tratamento acústico do espaço. As correcções acústicas da sala e do palco traduziram-se na introdução de zonas de absorção nas paredes, no tecto e no tratamento da escada de acesso ao interior da casa. As portas que comunicam directamente para o exterior foram alteradas melhorando as condições de acessibilidade e segurança do espaço.

No que se refere à cenografia, a executar numa 2ª fase, toda a infraestrutura deverá funcionar em caminhos de cabos aparentes facilitando a montagem e manutenção de todo o equipamento. A solução que se propõe pretende dotar o espaço de condições adequadas à realização de diferentes actividades garantindo a funcionalidade e a versatilidade mas também a simplicidade na adaptação das mesmas.

Também a executar numa 2ª fase, a solução de iluminação que se propõe prevê a instalação de calhas electrificadas às quais poderão ser acoplados projectores com diversos ângulos de abertura.

Dezembro de 2018