A Capela de Nª Sª do Carmo, situa-se no 1º piso da Casa de Retiros com o mesmo nome. Inicialmente, a sua orientação deverá ter sido perpendicular à actual, ficando o presbitério albergado no “nicho” que hoje se encontra à esquerda da assembleia.
As inúmeras adaptações do espaço resultaram numa linguagem estética repleta de informação nem sempre coerente entre si. Com esta intervenção pretendeu-se reencontrar a harmonia possível, entre os diferentes elementos que integram aquele espaço. A intervenção considerou o alargamento do presbitério até à primeira pilastra existente, o que garante um remate coerente do espaço.
O mobiliário litúrgico foi reformulado procurando não só uma coerência formal entre os diferentes lugares como a sua articulação com o espaço existente. O altar foi redimensionado, o ambão surge destacado, sublinhando a sua importância enquanto mesa da palavra, e em contraponto à cátedra. Previram-se ainda os tocheiros, a lamparina, as floreiras e a Via-Sacra foi colocada, junto do órgão, no “nicho”, onde terá sido o presbitério.
A iluminação foi revista em ordem a uma maior sintonia e simplificação da linguagem estética pretendida para aquele lugar sem deixar de sublinhar a Presença e valorizar o painel de azulejos, produzido pelas Oficinas do Vaticano, que reveste a parede do fundo da abside.
Abril de 2011